segunda-feira, 1 de junho de 2020


REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA POSTAL SAÚDE – 128ª – 28/05/2020


PAUTA


MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO:
  1. MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO:
1.1 Revisão do Planejamento Estratégico e Cadeia de Valor da Postal Saúde para o ano de 2020.

Foi apresentado ao CODEL a revisão do Planejamento Estratégico, da Postal Saúde, para 2020.
A Revisão visa manter até dezembro de 2020 o Planejamento Estratégico atualizado, sendo que até outubro/2020 será apresentado o Planejamento revisado para 2021/2023.

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO:

A revisão do Planejamento estratégico é necessária para manter os objetivos estratégicos e as metas que deverão ser atingidas para o melhoramento das atividades e da prestação de um serviço de qualidade prestado pelo plano.
Fomos favoráveis a atual revisão que deve ser executada nos próximos sete meses, entretanto alertamos que na revisão geral para os próximos três anos deverão ser observado o seguinte:
  1. Realização de pesquisa junto aos beneficiários com o objetivo de captar as necessidades e os anseios em relação aos serviços que serão prestados pelo plano e não tentar inferir os seus desejos.
  2. Realização de pesquisa junto aos prestadores de serviços com o objetivo de identificar quais as suas necessidades para que possam prestar um serviço médico, com agilidade e qualidade, para os beneficiários.
  3. Inclusão no planejamento estratégico para o próximo triênio uma maior participação dos beneficiários na administração do plano, tendo em vista que atualmente o custeio é 50/50% e a patrocinadora, ditatorialmente restringiu essa participação a um conselheiro no CODEL e outro no COFIN, quando antes tínhamos 3 representantes no deliberativo e 2 no Fiscal. Entendemos também que os beneficiários deveriam participar com representantes em, pelo menos, duas das quatro Diretorias.
1.2 Aprovação de Convênio de Reciprocidade Unimed Guaxupé/MG.

Foi apresentado ao CODEL, para análise e aprovação um convenio realizado com a Unimed de Guaxupé – MG, tendo em vista a dificuldade da contratação de prestadores de serviço médico, naquela região.
A proposta foi aprovada por todos os Conselheiros.

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO:
A aprovação desse convênio com a Unimed Guaxupé, aparece como uma saída para regiões onde a dificuldade de credenciamento de hospitais, clinicas e profissionais liberais tornam-se inviáveis, más que existem Unimed que atendem esses locais.
Diante da falta de credenciados os beneficiários dessa região tinham que se deslocar por aproximadamente um raio de 200km para encontrar um credenciado, aumentando o custo do atendimento, pois o plano custeia o transporte e a estadia do beneficiário.
Esse contrato vai beneficiar os nossos colegas beneficiários de dez municípios que não possuíam estrutura de atendimento médico credenciada:

Arceburgo, Bom Jesus da penha, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União.
  1. MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO:
2.1 Desempenho Econômico-Financeiro de março/2020- VOTO DIAFI 021/2020;
2.2 Acompanhamento do Consumo Orçamentário de janeiro a março de 2020 - VOTO DIAFI 022/2020;
2.3 Relatório de Monitoramento - Follow-up do 1º trimestre de 2020 - CTI AUDIN 013/2020; e
2.4 Acompanhamento do Plano de Recuperação Assistencial no mês de novembro/2019 - CTI GEORG 042/2019;

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO:
Os assuntos apresentados para conhecimento do CODEL, itens 2.1 a 2.4, são prestações de contas de diversas atividades, que poderão ser verificadas detalhadamente na ATA publicada no site da postal saúde. www.postalsaude.com.br

Os itens 2.1 e 2.2, são de responsabilidade de aprovação pelo Conselho Fiscal, que aprovou no início de maio, diante disso esses assuntos ficaram para apresentação na próxima reunião, que ocorrerá em junho.
 
O item 2.3 refere-se aos pontos de auditoria interna, repassados para os órgão da organização implantar para melhoria dos processos. Dos pontos apresentados foram identificados 10 pontos com auto risco, tendo o CODEL orientado a Diretoria executiva a adotar providencias urgentes, objetivando a solução e que na próxima reunião apresente os resultados.
 
O item 2.4 refere-se ao plano de acompanhamento das providencias solicitadas pela ANS, junto a Postal Saúde, para manter o plano funcionando normalmente sem o risco da ocorrência de intervenção. Os resultados apresentados são satisfatórios, visto que: 79,05% concluídos, 11,43% em andamento, 4,76% Cancelado pela ANS e 4,76%, não iniciados.


Brasília, (DF), 01/06/2020
Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)

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