quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Mensagem de despedida do Conselheiro eleito da Postal Saúde

Prezado Beneficiário,

Após cinco anos como representante eleito dos beneficiários no Conselho Deliberativo da Postal Saúde, estou me despedindo desse encargo.

Fui eleito em 2016, como suplente, por um período de três anos e, em 2019, reeleito, desta vez, como membro titular com mandato até maio/2022.

Como é de conhecimento, o Conselho Deliberativo (CODEL) é o órgão de orientação estratégica e de superior deliberação da Postal Saúde. Tem por atribuição definir as políticas e as diretrizes da Operadora, bem como os recursos, os planos e os programas de saúde. Durante esse período em que lá estive como Conselheiro ocorreram muitas transformações positivas na Postal Saúde, como definição e implementação de políticas de pessoal, de contratação, de gestão dentre outras, que contribuíram para aperfeiçoar e melhorar a administração da operadora. No entanto, outras decisões foram também adotadas, sem a nossa aprovação, como o pagamento de mensalidade, por parte dos beneficiários, a partir de 2018, bem como o absurdo e total alijamento da representação dos beneficiários nos órgãos colegiados com uma imposta alteração estatutária da Postal Saúde. Tais decisões foram determinantes para abrir o caminho para outras decisões abusivas e maldosas em prejuízo aos beneficiários.

Atualmente, 50% (cinquenta por cento) das despesas relativas à mensalidade e coparticipação do plano de saúde ficam, obrigatoriamente, a cargo do total de beneficiários e, mesmo assim, os beneficiários são excluídos da gestão e em minoria nos Conselhos.  Articulações nefastas para a implantação de um modelo de gestão absolutista sob a máscara da democracia.

Em 2018 o plano tinha aproximadamente 360 mil beneficiários e manobras realizadas pelos atuais administradores, reduziram a apenas 236 mil vidas. 

Missão recebida, missão cumprida! Esse é o lema que hoje prevalece na Postal Saúde. 

Diante da última crueldade adotada pela Mantenedora Correios, em conivência com a Postal Saúde, com a implantação da mensalidade integral para os aposentados, não consegui, assim como outros beneficiários, suportar financeiramente o pagamento desse valor mensal, motivo pelo qual me vi obrigado a solicitar exclusão do plano de saúde. Em razão disso, estatuariamente fico impedido de seguir como membro do Conselho Deliberativo da Postal Saúde.

Finalizando, espero ter representado os beneficiários a contento, mesmo com as limitações impostas pela autocracia dos dirigentes da mantenedora.  

A partir de agora, quem representará os beneficiários no Conselho Deliberativo da Postal Saúde será o meu suplente: MAXY HELEN DE MORAIS, e-mail: mhm1108@hotmail.com 



Brasília, (DF), 11/11/2021
Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)

2 comentários:

  1. Infelizmente é o q vai contecer paulatinamente com cada um de nós.

    ResponderExcluir
  2. Desde está maldade pagamento integral quando mais precisamos .
    Podes me indicar plano que me aceita? Agradeço boa sorte

    ResponderExcluir