sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Informativo do Conselheiro - 155ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

 Em 25 de outubro de 2021
9h (Reunião realizada por videoconferência)

 

PAUTA


MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1.1. Aprovação das alterações da Política de Consequências

Proposta: Apresentar para análise e aprovação a Política de consequências da Postal saúde

1.     Manifestação do Conselheiro: O Conselho Eleito apreciou as propostas de alterações e em conjunto com os demais conselheiros decidiu: aprovar o ajuste no item 7.7 do documento que trata da indicação de canal para registro de denúncia como ferramenta a ser utilizada para a comunicação de qualquer indício de irregularidade que tiver ciência, sob pena de responsabilização. No que diz respeito a exclusão de diretrizes específicas descritas nos itens 5.2.3, 6.1.1.1 e 7.2. Em relação ao item 5.2.3 e o Presidente, responsável pelo estudo e apresentação de solução aos itens 6.1.1.1 e 7.2, devendo o material ser analisado pelos membros do Conselho Deliberativo e posteriormente apresentado para aprovação em reunião do colegiado.

- APROVADO POR UNANIMIDADE

1.2. Aprovação dos Regimentos Internos do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e Assembleia Geral

PROPOSTA: Apresentar para análise e aprovação os Regimentos internos do CODEL, COFIS, DIREX e AG, com o objetivo de alinhar ao novo estatuto social, aprovado em dezembro/2020.

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: O Conselheiro Eleito manifestou-se CONTRA a aprovação dos regimentos internos e apresentou o seguinte voto:

VOTO DA 155ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CODEL

Assuntos para aprovação: Aprovação do regulamento Interno da Assembleia Geral, Cofins, Direx e Seger:

Em 24 de outubro de 2019, a Mantenedora, por intermédio do Presidente do CODEL, convocou uma Assembleia Geral para promover alterações estatutárias.

Presentes na AGO, representantes da Mantenedora, da Patrocinadora e um grupo de Beneficiários.

A mantenedora, por meio de seu representante, não franqueou a palavra para os beneficiários para a discussão dos pontos a serem alterados, informando que a mantenedora possuía 70%, dos votos, que como se constata é a maioria, e aprovou um Estatuto Social, onde excluiu toda a representatividade dos empregados e aposentados, junto a operadora e encerrou a AGO, que foi muito tumultuada.

Entre os pontos que excluiu a representatividade dos beneficiários junto à operadora temos os seguintes:

1. Redução de membros eleitos pelos beneficiários do CODEL, da paridade de 3 indicados e 3 eleitos, para 2 indicados e 1 eleito;

2. Redução de membros eleitos pelos beneficiários do COFIS, da paridade de 3 indicados e 3 eleitos, para 2 indicados e 1 eleito;

3. Cancelamento da eleição direta para escolha do representante dos beneficiários nos respectivos Conselhos.

Essa barbaridade feita pelos iluminados gestores da mantenedora, foi judicializada pelas entidades representativas dos empregados, cujos processos continuam tramitando nos tribunais.

Posteriormente, em janeiro 2020, a mantenedora implantou a paridade na mensalidade, passando do compartilhamento 70/30, para 50/50.

Como poder verificado as injustiças e as maldades da Mantenedora contra os beneficiários são gritantes. Os beneficiários têm que pagar a mensalidade paritária, mas não tem direitos paritários nem na representatividade nem na participação da Gestão.

Pessoas de fora dos Correios e da Postal Saúde podem ser indicadas como gestores e os beneficiários não, apenas o direito de pagar a metade da conta.

Diante disso, todas as propostas de alterações de documentos internos, cuja base é esse Estatuto Social, aprovado de forma ditatorial, não terá a aprovação dos beneficiários.

 

Brasília, (SC), 25 de outubro 2021.

JORGE LUIZ GONZAGA RIBEIRO

Conselheiro Eleito

- APROVADO POR MAIORIA

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1 Relatório de atividades trimestral da Gerência de Compliance, Riscos e Controle Interno CTI PRESI/GECRI - 149/2021.

PROPOSTA: Apresentar ao Conselho Deliberativo o Relatório Trimestral de Atividades de Compliance, Gestão de Riscos e Controles Internos, nos termos do REL PRESI/GECRI 006/2021, de 18 de outubro de 2021.

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: O Conselheiro Eleito conheceu o Relatório e manifestou a sua concordância pela profundidade e abrangência das informações apresentas e parabenizou a área responsável pelo trabalho realizado.

2.2 Desempenho Econômico-Financeiro de setembro de 2021 – VOTO PRESI/DIAFI – 61/2021.

Proposta: Apresentar para conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de janeiro a setembro/2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se satisfeito, principalmente, pelo saneamento do débito junto aos credenciados e mantendo os pagamentos rigorosamente em dia. A consequência do pagamento dos credenciados em dia, proporciona um serviço de qualidade para os beneficiários, porque os fornecedores melhoram o atendimento e permitem a redução dos preços dos serviços de saúde, que com menos riscos de inadimplência e pagamento do prazo, eliminam o valor do risco embutido no preço dos serviços. Também manifestou sua apreensão acerca da provisão para perda relacionada à cobertura dos inadimplentes aposentados, apontando a responsabilidade da administração da Postal Saúde para o não cumprimento de ações judiciais sobre a mensalidade integral dos aposentados, deixando de receber os boletos no valor de 50/50. Em resposta o Diretor-Presidente da Postal Saúde, destacou que até o presente momento nenhuma decisão judicial foi descumprida e não há intenção, pela Operadora, de protelar determinação judicial. Assim, não sendo pertinente, segundo o Diretor-Presidente da Postal Saúde.

2.3 Acompanhamento de Execução Orçamentária até setembro de 2021- Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.4 Relatório da Movimentação de Pessoal - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.5 Relatório de acompanhamento da Comissão de Ética, Conduta e Integridade (COECI) - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.6 Acompanhamento de resultados financeiros do convênio São Francisco Odontologia - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.7 Relatório de Follow-up 3º trimestre de 2021 da Auditoria Interna - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.8 Relatório Parcial de Governança – Auditoria Interna - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.9 Acompanhamento do Plano de Ação/Metas 2020/2021 - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.10 Plano de Recuperação Assistencial – PRASS - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.11 Ajustes realizados na Política de Segurança da Informação - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 146ª reunião publicada no site: https://www.postalsaude.com.br/



 Brasília, (DF), 25/10/2021

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)


Maxy Helen de Morais

mhm1108@hotmail.com

Conselheiro Suplente

-------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog

ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO

https://jorgeribeiroconselheiro.blogspot.com/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário