quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Informativo do Conselheiro - 132ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

 Em 26 de agosto de 2020

9h:30m (Reunião realizada por videoconferência)


 PAUTA 
 

MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1.1 Programa de Integridade da Postal Saúde - VOTO PRESI 018/2020

Proposta: Apresentar para análise e aprovação o Programa de Integridade da Postal Saúde.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO e RECOMENDOU que fosse realizado um cronograma de treinamento para todos os colaboradores e alta administração, inclusive para credenciados e fornecedores, visto que se trata de uma mudança radical na cultura organizacional da Operadora. Esse programa consiste em preparar a organização para se adaptar a Lei 12846/2013 e ao Decreto 8420/2015 que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências, visto que metade os recursos aplicados no plano de saúde são dos Correios, empresa pública. Está incluído no programa o código de ética e política de consequências.

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1 Desempenho Econômico-Financeiro de julho/2020 - VOTO DIAFI 037/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de maio e junho/2020.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se confiante, principalmente, pela redução do débito junto aos credenciados que, no primeiro semestre de 2020, teve uma redução significativa, baixando de R$ 580 milhões em dezembro/2019, para R$230 milhões em julho/2020. Essa redução influencia positivamente no atendimento dos credenciados, que com as contas pagas, voltam a prestar os serviços para os beneficiários. Além disso, a previsão da Diretoria é quitar todos os débitos com credenciados até outubro/2020.

2.2 Acompanhamento do Consumo Orçamentário de janeiro a julho de 2020 - VOTO DIAFI 037/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento e acompanhamento da execução orçamentária ocorrida no período de janeiro a julho/2020.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e constatou que poderá ocorrer uma sobra na previsão orçamentária neste ano em decorrência da redução da quantidade de beneficiários, que estão saindo do plano gradativamente por falta de condições de arcar com a mensalidade e a coparticipação, e também em consequência da pandemia que inibe as pessoas de procurarem o serviço médico e com isso a despesa caiu significativamente.

2.3. Relatório Semestral de Atividades de Auditoria - 1º semestre de 2020

Proposta: Apresentar para conhecimento o relatório de auditoria realizado no primeiro semestre de 2020.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu o resultado dos trabalhos de auditoria realizados e solicitou a Administração que implementasse com a maior brevidade possível, na área de controle interno, trilhas de auditoria nos sistemas, para controlar diariamente o processo de regulação, que autoriza os serviços médicos e o sistema de conferencia de faturamento, para evitar a possibilidade de cobranças indevidas e com isso reduzir a despesa assistencial. O relatório apresenta todos trabalhos realizados, de janeiro a junho/2020, nos processos operacionais, conforme aprovado no PAI, no fim de 2019.

MATÉRIAS PENDENTES

3.1 Estudo de novo produto e novo custeio do plano viver saúde - CTI GEPLA 128/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento os estudos sobre o custeio do plano viver saúde.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu os estudos e se mostrou favorável aos resultados alcançados. O plano Viver Saúde é o Plano dos empregados da postal saúde que entre titulares e dependentes conta com aproximadamente mil beneficiários. A solução encontrada foi a extinção do plano e a incorporação desse beneficiários no Plano Correios II, onde serão aplicados os mesmos critérios de custeio, que antes eram diferentes.

3.2 Acompanhamento de resultados financeiros do convênio São Francisco Odontológica - CTI DISAR_GERAT_COREC 751/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento os resultados financeiros do convênio com a São Francisco Odontológica.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu os resultados apresentados, más continua insatisfeito com a manutenção desse credenciamento com a São Francisco e solicita a administração, que o contrato não seja renovado e o credenciamento, com dentistas sejam realizados diretamente com Profissionais autônomos e clínicas odontológicas. O motivo dessa solicitação é que a São Francisco desde a sua contratação apresentou problema de qualidade no atendimento e apesar das multas aplicadas e reuniões realizadas, até hoje não conseguiu prestar o serviço merecido pelos beneficiários.

4 MATÉRIA PARA DELIBERAÇÃO – EXTRA-PAUTA:

4.1 Manual de Auditoria Interna para aprovação de alterações pelo CODEL – CTI AUDIN 027/2020

Proposta: Apresentar para aprovação alteração do Art. 12 do regulamento que incluiu além de auditoria a possibilidade da realização de consultoria a pedido da Diretoria Executiva com a aprovação prévia do Conselho Deliberativo.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista que é interessante para o Conselho Deliberativo, que sejam realizados o maior número de trabalhos de auditoria possíveis e com essa abrangência dos controle e verificações, traz mais segurança para a administração. A Gerência de Auditoria é subordinada diretamente ao CODEL

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 132ª reunião publicada no site: www.postalsaude.com.br

 

 

Brasília, (DF), 27/08/2020

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)

-------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog

ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO

          https://jorgeribeiroconselheiro.blogspot.com/ 

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário