segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Informativo do Conselheiro - 134ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

 Em 30 de setembro de 2020
9h:30m (Reunião realizada por videoconferência)


PAUTA
 

MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1. Regimento Interno da Assembleia Geral

Proposta: Apresentar para análise e aprovação o Regimento Interno da Assembleia Geral. O que é a Assembleia Geral?

Art. 2º A Assembleia Geral é o órgão soberano de deliberação da Postal Saúde e dela participarão, com direito a voto, a Associada Mantenedora e os Associados Beneficiários, estes últimos por meio do seu representante eleito, bem como as Associadas Patrocinadoras, se houver, em estrita conformidade com as normas estatutárias da Postal Saúde, com este Regimento Interno e com a legislação vigente, no que lhe for cabível.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela não APROVAÇÃO do Regimento Interno da Assembleia e justificou que toda alteração realizada com base no estatuto que foi imposto pela Mantenedora, na fatídica AGE realizada em 24/10/2019, não deve ter concordância, pois reduz consideravelmente a participação do beneficiários nos órgãos colegiados da Postal saúde, conforme abaixo:

  1. ASSEMBLEIA GERAL – Antes todos os beneficiários que tivessem interesse poderiam participar das assembleias. Hoje apenas o representante eleito pelos beneficiários.
  2. CONSELHO DELIBERATIVO – Antes os beneficiários ocupavam 50% das vagas, com 3 membros eleitos e 3 indicados. Hoje são 2 indicados pela mantenedora e um eleito, que nunca vai ganhar uma votação.
  3. CONSELHO FISCAL - É o mesmo caso do CODEL. Antes os beneficiários ocupavam 50% das vagas, com 3 membros eleitos e 3 indicados. Hoje são 2 indicados pela mantenedora e um eleito, que nunca vai ganhar uma votação.

Como pode ser verificado a Mantenedora entende que o beneficiário tem apenas o dever de pagar 50% dos custos do plano de saúde e como direto usar os serviços médicos que nem sempre estão disponíveis por falta de pagamento dos credenciados.

As entidades representativas dos empregados questionaram aquela Assembleia realizada da forma, que todos já têm conhecimento, e a única alternativa é a Justiça, para mudar esse estado de coisas, porque por meio da nossa participação nos órgão colegiados nunca será possível já que estamos em desvantagem.

Se fizermos uma pesquisa nos planos de saúde do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, quem administra os planos são funcionários ou aposentados, das respectivas empresas e na Postal Saúde tem indicação de pessoas de diversas origens, menos dos Correios.

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1 Desempenho Econômico-Financeiro de agosto/2020 - VOTO DIAFI 048/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de até agosto/2020.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se exultante, principalmente, pela redução do débito junto aos credenciados que, no primeiro semestre de 2020, teve uma redução significativa, reduzindo de R$ 580 milhões em dezembro/2019 para R$212 milhões em setembro/2020. Essa performance influencia positivamente no atendimento dos credenciados, que com as contas pagas, voltam a prestar os serviços para os beneficiários.

2.2 Acompanhamento do Consumo Orçamentário de janeiro a agosto de 2020 - VOTO DIAFI 046/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento e acompanhamento da execução orçamentária ocorrida até agosto de 2020.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e constatou que poderá ocorrer uma sobra na previsão orçamentária neste ano em decorrência da redução da quantidade de beneficiários, que estão saindo do plano gradativamente por falta de condições de arcar com a mensalidade e a coparticipação e também em consequência da pandemia que inibe as pessoas de procurarem o serviço médico e com isso a despesa caiu significativamente.

2.3 Revisão do Plano Estratégico da Operadora – CTI PRESI GEORG 024/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento pequenos ajustes no Plano Estratégico da Operadora, que se encerra em dezembro 2020.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu os ajustes e concordou com a proposta, visto que não interfere em mudanças de objetivos ou metas traçadas anteriormente.

2.4 Pendencias do Conselho Deliberativo - CTI PRESI GEORG 024/2020

Proposta: Apresentar para Conhecimento o andamento do mapeamento dos processos da Organização, ponto que tinha sido solicitado no semestre passado.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu os diagramas dos escopos dos processos apresentados e constatou que foram realizados com base nas ferramentas de qualidade adequadas e que serão implantados a partir de janeiro 2021, trazendo avanços para a execução das rotinas agilizando e padronizando principalmente o atendimento do beneficiários.

2.5 Fallow-up de recomendações de Risco Muito Alto – agosto - CTI AUDIN 032/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento a situação dos pontos de auditoria com alto risco para a organização.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu o resultado da implantação pela Gestão da Operadora das melhorias, controles e mitigação de risco dos pontos registrados nos relatórios de auditoria que possam acarretar problemas de falta de controle e possibilidade de gastos desnecessários. Dos 21 pontos apresentados 80% serão implantados até dezembro/2020.

2.6 Impactos da Revisão do Plano Estratégico da Postal a Saúde no Plano Anual de Auditoria Interna-PAAI2020- CTI AUDIN 030/2020

Proposta: Apresentar para conhecimento a revisão do PAAI2020

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as alterações e adaptações no PAAI2020 e entendeu como adequado a situação atual, principalmente em decorrência da pandemia que impossibilitou as viagens dos auditores, para trabalho de campo.

2.7 Apresentação das três linhas de Defesa

Proposta: Apresentar para conhecimento dos conselheiros uma ferramenta de auditoria internacional, utilizada por grandes organizações, denominada três linhas de defesa. Abaixo um quadro resumido sobre o assunto.


Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu a ferramenta apresentada e achou interessante a disseminação dessa cultura na Postal Saúde, sempre com o objetivo de simplificar rotinas, reduzir custo e atender os beneficiários com qualidade.

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 134ª reunião publicada no site: www.postalsaude.com.br

 

Brasília, (DF), 30/09/2020
Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)
--------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog
ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO
https://jorgeribeiroconselheiro.blogspot.com/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário