sexta-feira, 30 de abril de 2021

Informativo do Conselheiro - 144ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

   144ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA POSTAL SAÚDE


Em 29 de abril de 2021
9h (Reunião realizada por videoconferência)

 


PAUTA
 

 
MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1.1. Aprovação da política de Ressarcimento de Honorários (PRH) – VOTO PRESI 023/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação a Política de Ressarcimento de Honorários (PRH), que consiste na substituição do seguro D&O, que protege os gestores na defesa de ações disciplinares e judiciais, em decisões tomadas no exercício da função.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO e RECOMENDOU que o valor destinado para a política de ressarcimento de honorários fosse incluído no orçamento de 2021.

1.2. Aprovação do Plano Anual de Auditoria PAAI-2021 CTI AUDIN 011/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação o PAAI-2021 para 2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO e RECOMENDOU, que os principais pontos do plano seria a auditoria no faturamento e em órteses e próteses em vista o risco e da sensibilidade desses processos.

1.3. Aprovação da Proposta de Revisão da Estrutura Administrativa da Postal Saúde – VOTO PRESI 027/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação proposta de alteração da estrutura administrativa da postal saúde, contendo 52 cargos gratificados, conforme tabela abaixo:



Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela não APROVAÇÃO na estrutura apresentada, pois entendeu como incabível. De 2018 até março/2021, deixaram o plano de saúde aproximadamente 100 mil beneficiários, que justificaria a redução e não aumento de funções. Outro ponto abordado foi que na proposta de estrutura não consta nenhuma Diretoria destinada a representantes dos beneficiários, tendo em vista que atualmente o custeio do plano é 50% para a Mantenedora e 50% para os beneficiários.

1.4. Aprovação da Proposta de Revisão da Estrutura Organizacional das Unidades de Representação Regionais e Núcleos de Atendimento Regionais da Postal Saúde – VOTO PRESI 028/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação proposta de alteração da estrutura administrativa das representações regionais e núcleos de atendimento regionais contendo 45 cargos gratificados.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista que as unidades de representação regional, são muito importantes para o beneficiário, para a melhoria dos credenciamentos, manutenção dos hospitais e clínicas mais importantes. Entretanto RECOMENDOU que cada unidade regional tivesse apenas um gestor para comandar toda a equipe, que em alguns casos contam com menos de 10 colaboradores, não necessitando de funções intermediárias.

1.5. Aprovação do Quadro de Lotação de Pessoal da Sede da Postal Saúde – VOTO PRESI 026/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação do quadro de lotação de pessoal – QLP, dos empregados da sede da Postal Saúde, que contará com 379 empregados.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista o método utilizado para a medição do tempo/rotina de cada colaborador adequando as ferramentas disponíveis no mercado para esse fim. Entretanto, RECOMENDOU que há necessidade da informatização dos processos executados manualmente, para melhorar a qualidade da prestação de serviço, maior controle das rotinas e redução de erro e do custo com pessoal.

1.6. Aprovação dos Indicadores, Metas e Projetos referente ao Planejamento Estratégico de 2021-2023 - VOTO PRESI 022/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação Metas e Projetos referente ao Planejamento Estratégico de 2021-2023

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista que a implantação de controle por meio de indicadores vai melhorar a governança e a consequente redução de custos do plano de saúde. Entretanto, RECOMENDOU que o Conselho Deliberativo deveria definir uma cesta de indicadores importantes para servir de painel de bordo, para controle da gestão da operadora.

1.7. Alteração do Regulamento do Plano Correios II - VOTO PRESI 024/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação alterações no regulamento do PLANO CORREIOS II, tendo como principal alteração a inclusão do pagamento de mensalidade integral para os aposentados.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela NÃO APROVAÇÃO, tendo em vista que as entidades representativas de empregados, entre elas a ADCAP, ingressaram com ações na justiça para inibir a implantação essa decisão, pela Mantenedora, muito danosa, aos aposentados beneficiário do plano de saúde e RECOMENDOU que deveria ser aguardando essas decisões, bem como a implantação dos efeitos da Resolução - CGPAR-0023/2018, do antigo Ministério do Planejamento, visto que já existe jurisprudência sobre a sua inconstitucionalidade e que tramita na Câmara do Deputados, Projeto Legislativo que prevê a revogação dessa resolução. Acrescentou ainda, que entre as estatais, a única que está seguindo à risca essa resolução é os Correios, que tem como objetivo afastar os aposentados do plano, reduzindo as despesas com o pós emprego, que empurra diretamente todos, justamente agora em idade avançada, que o plano de saúde é essencial, para das filas do SUS, por não terem condições de arcar com o valor da mensalidade integral.

1.8. Substituto de Secretaria Geral – VOTO PRESI 025/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação o substituto da Secretaria –Geral em substituição ao que saiu da operadora no mês de fevereiro/2021. Foi seguida toda a política de contratação de pessoal, que primeiro consulta a mantenedora para verificar se quer indicar algum empregado dos correios para o cargo e posteriormente busca no mercado, com a possibilidade da participação do empregados da Postal Saúde. Como os Correios não teve interesse na indicação, foi recrutado um profissional no mercado de trabalho.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela não APROVAÇÃO, do substituto recrutado, não pela sua competência apresentada em currículo, mas o Chefe da Secretaria Geral é um cargo de confiança e muito importante, pois assessora e registra todas as reuniões da Assembleia Geral, Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal e RECOMENDOU que fosse promovido alguém de dentro da organização, que já conhece a cultura organizacional e de confiança dos órgãos envolvidos, para facilitar o andamento das atividades, sem perda de continuidade, pois o novo profissional de fora do quadro, nessa área sensível, vai levar algum tempo, para se adaptar e conhecer as atividades exigidas para desempenhar a função.

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1. Desempenho Econômico-Financeiro de janeiro a março/2021 - VOTO DIAFI 020/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de maio e junho/2020.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se satisfeito, principalmente, pelo saneamento do débito junto aos credenciados e mantendo os pagamentos rigorosamente em dia. A consequência do pagamento dos credenciados em dia, proporciona um serviço de qualidade para os beneficiários, porque os fornecedores melhoram o atendimento e permitem a redução dos preços dos serviços de saúde, que com menos riscos de inadimplência e pagamento do prazo, eliminam o valor do risco embutido no preço dos serviços.

2.2. Acompanhamento do Consumo Orçamentário de janeiro a março de 2021 - VOTO DIAFI 021/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento e acompanhamento a execução orçamentária ocorrida no primeiro trimestre de 2021. (janeiro a março).

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e constatou que poderá ocorrer uma sobra na previsão orçamentária neste ano em decorrência da redução da quantidade de beneficiários, que estão saindo do plano gradativamente por falta de condições de arcar com a mensalidade e a coparticipação, e em consequência da pandemia que inibe as pessoas de procurarem o serviço médico e com isso a despesa caiu significativamente. No primeiro trimestre a execução orçamentária foi de 18,7%, quando a previsão era de 25%, portanto menor do que o previsto.

2.3. Relatório Estatístico e Analítico (REA) da demandas de Ouvidoria (Ano-2020) - CTI OUVID 06/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento os resultados obtidos em 2020, em relação a 2019, sobre as demandas encaminhadas pelos beneficiários.




Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e constatou que ocorreram menos reclamações em 2020 do que em 2019 e RECOMENDOU que fossem implantadas ferramentas mais atualizadas, como por exemplo chat inteligente, que facilitem a interação com os beneficiários e que substitua, em parte o 0800 8116, pela sua impopularidade.

2.4. Aplicação de Metodologia ágil aos trabalhos de auditoria - CTI AUDIN 025/2020

Proposta: Apresentar para Conhecimento a implantação da ferramenta AGIL, para apresentação do resultado da auditoria.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu a apresentação de proposta da AUDIN, para a implantação de um formulário piloto para encaminhamento, com maior rapidez do resultado dos trabalhos de auditoria, para a área auditada, antes da consolidação do relatório final. Vamos acompanhar a implantação para atestar se realmente as melhorias acontecerão.

2.5. Relatório de Monitoramento de Follow-up 1º trimestre 2021 - CTI AUDIN 014/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento o Monitoramento do follow-up de auditoria que no primeiro trimestre de 2021, que apresentou o seguinte resultado:
 


Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu o resultado do acompanhamento de follow-up e constatou, que em relação aos anos anteriores, houve uma evolução significativa, na implementação dos apontamentos da AUDIN, principalmente, a partir do momento em que o CODEL, passou a acompanhar mensalmente a implementação das orientações

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 144ª reunião publicada no site: www.postalsaude.com.br

 

Brasília, (DF), 29/04/2021

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)

 

Maxy Helen de Morais

mhm1108@hotmail.com

Conselheiro Suplente

-------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog

ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário