Em 29 de abril de 2021
9h (Reunião realizada por videoconferência)
PAUTA
MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO
1.1. Aprovação da política
de Ressarcimento de Honorários (PRH) – VOTO PRESI 023/2021
Proposta: Apresentar para
análise e aprovação a Política de Ressarcimento de Honorários (PRH), que
consiste na substituição do seguro D&O, que protege os gestores na defesa
de ações disciplinares e judiciais, em decisões tomadas no exercício da função.
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
manifestou-se pela APROVAÇÃO e RECOMENDOU que o valor destinado para a política
de ressarcimento de honorários fosse incluído no orçamento de 2021.
1.2. Aprovação
do Plano Anual de Auditoria PAAI-2021 CTI AUDIN 011/2021
Proposta: Apresentar para
análise e aprovação o PAAI-2021 para 2021.
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
manifestou-se pela APROVAÇÃO e RECOMENDOU, que os principais pontos do plano
seria a auditoria no faturamento e em órteses e próteses em vista o risco e da
sensibilidade desses processos.
1.3. Aprovação da Proposta
de Revisão da Estrutura Administrativa da Postal Saúde – VOTO PRESI 027/2021
Proposta: Apresentar para
análise e aprovação proposta de alteração da estrutura administrativa da postal
saúde, contendo 52 cargos gratificados, conforme tabela abaixo:
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
manifestou-se pela não APROVAÇÃO na estrutura apresentada, pois entendeu como
incabível. De 2018 até março/2021, deixaram o plano de saúde aproximadamente
100 mil beneficiários, que justificaria a redução e não aumento de funções.
Outro ponto abordado foi que na proposta de estrutura não consta nenhuma
Diretoria destinada a representantes dos beneficiários, tendo em vista que
atualmente o custeio do plano é 50% para a Mantenedora e 50% para os
beneficiários.
1.4. Aprovação
da Proposta de Revisão da Estrutura Organizacional das Unidades de
Representação Regionais e Núcleos de Atendimento Regionais da Postal Saúde –
VOTO PRESI 028/2021
Proposta: Apresentar para
análise e aprovação proposta de alteração da estrutura administrativa das
representações regionais e núcleos de atendimento regionais contendo 45 cargos
gratificados.
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista que as unidades de representação
regional, são muito importantes para o beneficiário, para a melhoria dos
credenciamentos, manutenção dos hospitais e clínicas mais importantes.
Entretanto RECOMENDOU que cada unidade regional tivesse apenas um gestor para
comandar toda a equipe, que em alguns casos contam com menos de 10
colaboradores, não necessitando de funções intermediárias.
1.5. Aprovação do Quadro de
Lotação de Pessoal da Sede da Postal Saúde – VOTO PRESI 026/2021
Proposta: Apresentar para análise e aprovação do
quadro de lotação de pessoal – QLP, dos empregados da sede da Postal Saúde, que
contará com 379 empregados.
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista o método utilizado para a medição
do tempo/rotina de cada colaborador adequando as ferramentas disponíveis no
mercado para esse fim. Entretanto, RECOMENDOU que há necessidade da
informatização dos processos executados manualmente, para melhorar a qualidade
da prestação de serviço, maior controle das rotinas e redução de erro e do
custo com pessoal.
1.6. Aprovação dos
Indicadores, Metas e Projetos referente ao Planejamento Estratégico de
2021-2023 - VOTO PRESI 022/2021
Proposta: Apresentar para
análise e aprovação Metas e Projetos referente ao Planejamento Estratégico de
2021-2023
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista que a implantação de controle por
meio de indicadores vai melhorar a governança e a consequente redução de custos
do plano de saúde. Entretanto, RECOMENDOU que o Conselho Deliberativo deveria
definir uma cesta de indicadores importantes para servir de painel de bordo,
para controle da gestão da operadora.
1.7. Alteração do
Regulamento do Plano Correios II - VOTO PRESI 024/2021
Proposta: Apresentar para
análise e aprovação alterações no regulamento do PLANO CORREIOS II, tendo como
principal alteração a inclusão do pagamento de mensalidade integral para os
aposentados.
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
manifestou-se pela NÃO APROVAÇÃO, tendo em vista que as entidades
representativas de empregados, entre elas a ADCAP, ingressaram com ações na
justiça para inibir a implantação essa decisão, pela Mantenedora, muito danosa,
aos aposentados beneficiário do plano de saúde e RECOMENDOU que deveria ser
aguardando essas decisões, bem como a implantação dos efeitos da Resolução -
CGPAR-0023/2018, do antigo Ministério do Planejamento, visto que já existe
jurisprudência sobre a sua inconstitucionalidade e que tramita na Câmara do
Deputados, Projeto Legislativo que prevê a revogação dessa resolução.
Acrescentou ainda, que entre as estatais, a única que está seguindo à risca
essa resolução é os Correios, que tem como objetivo afastar os aposentados do
plano, reduzindo as despesas com o pós emprego, que empurra diretamente todos,
justamente agora em idade avançada, que o plano de saúde é essencial, para das
filas do SUS, por não terem condições de arcar com o valor da mensalidade
integral.
1.8. Substituto de Secretaria
Geral – VOTO PRESI 025/2021
Proposta: Apresentar para
análise e aprovação o substituto da Secretaria –Geral em substituição ao que
saiu da operadora no mês de fevereiro/2021. Foi seguida toda a política de
contratação de pessoal, que primeiro consulta a mantenedora para verificar se
quer indicar algum empregado dos correios para o cargo e posteriormente busca
no mercado, com a possibilidade da participação do empregados da Postal Saúde.
Como os Correios não teve interesse na indicação, foi recrutado um profissional
no mercado de trabalho.
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
manifestou-se pela não APROVAÇÃO, do substituto recrutado, não pela sua
competência apresentada em currículo, mas o Chefe da Secretaria Geral é um
cargo de confiança e muito importante, pois assessora e registra todas as
reuniões da Assembleia Geral, Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e
Fiscal e RECOMENDOU que fosse promovido alguém de dentro da organização, que já
conhece a cultura organizacional e de confiança dos órgãos envolvidos, para
facilitar o andamento das atividades, sem perda de continuidade, pois o novo
profissional de fora do quadro, nessa área sensível, vai levar algum tempo,
para se adaptar e conhecer as atividades exigidas para desempenhar a função.
MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO
2.1. Desempenho
Econômico-Financeiro de janeiro a março/2021 - VOTO DIAFI 020/2021
Proposta: Apresentar para
conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de maio e junho/2020.
Manifestação do Conselheiro:
O
Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se satisfeito,
principalmente, pelo saneamento do débito junto aos credenciados e mantendo os
pagamentos rigorosamente em dia. A consequência do pagamento dos credenciados
em dia, proporciona um serviço de qualidade para os beneficiários, porque os
fornecedores melhoram o atendimento e permitem a redução dos preços dos
serviços de saúde, que com menos riscos de inadimplência e pagamento do prazo,
eliminam o valor do risco embutido no preço dos serviços.
2.2. Acompanhamento do
Consumo Orçamentário de janeiro a março de 2021 - VOTO DIAFI 021/2021
Proposta: Apresentar para
conhecimento e acompanhamento a execução orçamentária ocorrida no primeiro
trimestre de 2021. (janeiro a março).
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
conheceu as informações e constatou que poderá ocorrer uma sobra na previsão
orçamentária neste ano em decorrência da redução da quantidade de
beneficiários, que estão saindo do plano gradativamente por falta de condições
de arcar com a mensalidade e a coparticipação, e em consequência da pandemia
que inibe as pessoas de procurarem o serviço médico e com isso a despesa caiu
significativamente. No primeiro trimestre a execução orçamentária foi de 18,7%,
quando a previsão era de 25%, portanto menor do que o previsto.
2.3. Relatório Estatístico e
Analítico (REA) da demandas de Ouvidoria (Ano-2020) - CTI OUVID 06/2021
Proposta: Apresentar para conhecimento os resultados obtidos em 2020, em relação a 2019, sobre as demandas encaminhadas pelos beneficiários.
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
conheceu as informações e constatou que ocorreram menos reclamações em 2020 do
que em 2019 e RECOMENDOU que fossem implantadas ferramentas mais atualizadas,
como por exemplo chat inteligente, que facilitem a interação com os
beneficiários e que substitua, em parte o 0800 8116,
pela sua impopularidade.
2.4. Aplicação de
Metodologia ágil aos trabalhos de auditoria - CTI AUDIN 025/2020
Proposta: Apresentar para
Conhecimento a implantação da ferramenta AGIL, para apresentação do resultado
da auditoria.
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
conheceu a apresentação de proposta da AUDIN, para a implantação de um formulário
piloto para encaminhamento, com maior rapidez do resultado dos trabalhos de
auditoria, para a área auditada, antes da consolidação do relatório final.
Vamos acompanhar a implantação para atestar se realmente as melhorias
acontecerão.
2.5. Relatório de
Monitoramento de Follow-up 1º trimestre 2021 - CTI AUDIN 014/2021
Proposta: Apresentar para
conhecimento o Monitoramento do follow-up de auditoria que no primeiro
trimestre de 2021, que apresentou o seguinte resultado:
Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito
conheceu o resultado do acompanhamento de follow-up e constatou, que em relação
aos anos anteriores, houve uma evolução significativa, na implementação dos
apontamentos da AUDIN, principalmente, a partir do momento em que o CODEL,
passou a acompanhar mensalmente a implementação das orientações
Os
detalhes poderão ser verificados na ATA da 144ª reunião publicada no site: www.postalsaude.com.br
Brasília, (DF), 29/04/2021
Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)
Maxy Helen de Morais
Conselheiro Suplente
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