sexta-feira, 9 de julho de 2021

Informativo do Conselheiro - 148ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

 Em 30 de junho de 2021
9h (Reunião realizada por videoconferência)

 

PAUTA

 
MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1.1 RES/CODEL 01/148 - Aprovação da Política de Gestão de Riscos e Controles Internos - VOTO PRESI - 041/2021.

Proposta: Apresentar para análise e aprovação a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista, que essas políticas ajudam a mitigar os riscos e implementar controles, para inibir irregularidades e prevenir os gestores em relação a possíveis adversidades, que possam causar prejuízo para o plano de saúde e seus beneficiários.

- APROVADO POR UNANIMIDADE

1.2 RES/CODEL 02/148 - Aprovação de revisão do Manual de Alçadas e Competências - VOTO PRESI - 042/2021.

Proposta: Apresentar para análise e aprovação a revisão do Manual de Alçadas, principalmente para a) aprovar as alçadas e competências sob responsabilidade dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, constantes no capítulo 6 no Manual de Alçadas e Competências; b) aprovar a proposta que o Manual de Alçadas e Competências seja deliberado no âmbito da Diretoria-Executiva, exceto o Capítulo 6; c) aprovar a proposta para aquisição de bens (exceto reformas e manutenções prediais e mobiliários) a partir de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e a Diretoria-Executiva seja responsável pela aprovação de prestação de serviços, inclusive acima de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), para evitar impactos na operacionalização dos serviços prestados.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, pois o manual de alçadas limita a responsabilidade dos dirigentes e facilita tanto o controle interno como a auditoria realizar o trabalho de fiscalização e acompanhamento.

- APROVADO POR UNANIMIDADE

 

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1. Desempenho Econômico-Financeiro de maio/2021 - VOTO DIAFI 031/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de janeiro a maio 2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se satisfeito, principalmente, pelo saneamento do débito junto aos credenciados e mantendo os pagamentos rigorosamente em dia. A consequência do pagamento dos credenciados em dia, proporciona um serviço de qualidade para os beneficiários, porque os fornecedores melhoram o atendimento e permitem a redução dos preços dos serviços de saúde, que com menos riscos de inadimplência e pagamento do prazo, eliminam o valor do risco embutido no preço dos serviços.

2.2. Acompanhamento do Consumo Orçamentário de maio de 2021 - VOTO DIAFI 030/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento e acompanhamento a execução orçamentária ocorrida até abril de 2021. (janeiro a abril).

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e constatou que poderá ocorrer uma sobra na previsão orçamentária neste ano em decorrência da redução da quantidade de beneficiários, que estão saindo do plano gradativamente por falta de condições de arcar com a mensalidade e a coparticipação, e em consequência da pandemia que inibe as pessoas de procurarem o serviço médico e com isso a despesa caiu significativamente.

2.3. Posição sobre o Follow-up de recomendações de Risco Muito Alto- maio/2021- CTI AUDIN 017/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento o Monitoramento do follow-up de recomendações de Risco Muito Alto, referente a maio/2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu o resultado do acompanhamento de follow-up e constatou, que em relação aos anos anteriores, houve uma evolução significativa, na implementação dos apontamentos da AUDIN, principalmente, a partir do momento em que o CODEL, passou a acompanhar mensalmente a implementação das orientações. Recomendou que fosse realizada uma análise dos pontos, com mais tempo em aberto, para uma solução mais rápida ou implementação escalonada.

2.4. Apresentação Institucional da Auditoria Interna – CTI CODEL-001/2021

Proposta: A partir de 01/06/2021 a Auditora Chefe, da Postal Saúde, que é empregada dos Correios, cedida, retornou as suas atividades na ECT, sendo recrutada uma nova empregada, por processo seletivo. Com isso foi realizada uma apresentação das atividades e competências da Área de Auditoria, para o Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu a apresentação e entendeu como muito importante, para delimitar a atuação da Auditoria, que é subordinada diretamente, ao Conselho Deliberativo, impedindo que os demais gestores solicitem pareceres, consultoria ou outro tipo de serviço, que não seja de competência da Área, estabelecendo ainda mais a sua independência e liberdade de atuação, nos processos internos da organização.

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 148ª reunião publicada no site: www.postalsaude.com.br

 

Brasília, (DF), 30/06/2021

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)

 

Maxy Helen de Morais

mhm1108@hotmail.com

Conselheiro Suplente

-------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog

ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO

https://jorgeribeiroconselheiro.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário