terça-feira, 30 de junho de 2020

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA POSTAL SAÚDE – 130ª   


PAUTA  

MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO:



1 MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO:

1.1 Proposta de convalidação da aprovação dos cargos de médico e dentista aprovados pela Diretoria Executiva em 13/03/2014 – VOTO DIAFI 024/2020; 

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: 

Esses cargos foram criados, pela Diretoria Executiva em 2014 e não tinham passado para aprovação do CODEL, conforme prevê o estatuto social. Esses profissionais são importantes para o plano tendo em vista que são os responsáveis técnicos da Postal Saúde junto a ANS. A posposta foi aprovada por todos os conselheiros.

1.2 Apresentação para análise e aprovação de normativos e de propostas relacionadas com a gestão ética da Empresa – VOTO PRESI 010/2020; e 

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: 

Foi apresentado ao CODEL, para análise e aprovação o Código de Ética e o Regulamento da Comissão de Ética. Este conselheiro estudou os regulamentos e propôs diversas alterações, que foram catalogas e implementadas quando da divulgação definitiva dos documentos. Estão submetidos a esses documentos, os empregados, diretores, conselheiros, credenciados e terceirizados.  A proposta foi aprovada por todos os conselheiros 

1.3 Indicação de Representantes da Postal Saúde para a UNIDAS – VOTO DIREL 005/2020. 

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: 

Foi apresentada para o CODEL, uma lista de empregados da Postal Saúde que representação a entidade junto a UNIDAS.  União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil. A autogestão em saúde é o segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. É administrado pela área de Recursos Humanos das empresas ou por meio de uma Fundação, Associação ou Caixa de Assistência – e não tem fins lucrativos. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 filiadas, que correspondem a 11% do total de vidas do setor de saúde suplementar. É entidade acreditadora chancelada pelo QUALISS, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio do programa UNIPLUS.

Criada em novembro de 2002, a entidade atua por meio de Superintendências Estaduais, que têm como objetivo subsidiar as instituições de autogestão nos Estados e no Distrito Federal, cujas atividades desenvolvem-se sob rígidos princípios de ética, solidariedade e cooperação.

A UNIDAS acompanha de perto a evolução do setor, atuando permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) -, ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, dentre outras instâncias governamentais. Além disso, seu trânsito com os representantes dos outros segmentos da saúde suplementar tem garantido à entidade reconhecimento e possibilidade de participar ativamente do cenário da saúde no país. No campo interno, age para oferecer apoio e busca de soluções para o aprimoramento da gestão de suas filiadas.

Com a realização de congressos, fóruns e seminários anuais, reúne centenas de profissionais em busca de atualização e oportunidades para discutir as especificidades da área de saúde suplementar.

Até agora a PS tinha apenas um representante. A partir de então o representante será o Diretor de Relacionamento e mais treze pessoas que atuarão cada qual na sua área específica. Neste ponto houve uma melhoria em relação ao passado, sendo a proposta aprovada por todos os conselheiros.

MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO:

  
2. MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO:

2.1. Desempenho Econômico-Financeiro de abril/2020 - VOTO DIAFI 027/2020; 

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: 

Foi apresentado o Desempenho Econômico – Financeiro de abril/2020. Este assunto tem como competência de aprovação o COFIN e posteriormente passa para conhecimento do CODEL. Após a apresentação percebe-se pelos números que houve uma melhora significativa nos primeiros quatros meses de 2020 em relação a 2019. Principalmente no que se refere ao pagamento dos credenciados que se não recebem as suas faturas suspendem a prestação de serviços. 


Conforme o quadro acima verifica-se uma redução da dívida com credenciados num percentual de 40,75%

Então temos boas notícias com relação a gestão financeira, entretanto se analisarmos em termos sociais essa melhora foi, em parte, em decorrência  da retirada do plano, sem escrúpulo da mantenedora, de 75 mil beneficiários, sendo 56 mil pais e 19 mil irmãos ecetistas, sendo maioria por falta de condições financeiras para arcar a mensalidade, implantada em 2018 e despesas de coparticipação.

Esses colegas dos correios, principalmente os aposentados, que durante aproximadamente 40 anos acreditaram na lábia dos dirigentes e trocaram reajuste salarial por benefício e agora ficaram sem disponibilidade salarial para pagar o plano e sem plano de saúde.  Detalhes poderão ser vistos da ata publicada no site da postal saúde. www.postalsaude.com.br


2.2. Acompanhamento do Consumo Orçamentário de janeiro a abril de 2020 - VOTO DIAFI 026/2020; 

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: 

A execução do orçamento de 2020 vem ocorrendo com percentuais abaixo do previsto em decorrência da pandemia, que reteve os beneficiários de procurar o serviço médico. Espera-se que no segundo semestre a despesa volte a aumentar e a realização do orçamento volte a ocorrer com normalidade. Pelo andamento da execução não haverá problema de falta de orçamento para 2020. Detalhes poderão ser vistos da ata publicada no site da postal saúde. www.postalsaude.com.br


2.3. Relatório de Auditoria - RAI 003/2019 - Regulação e Autorização - CTI AUDIN 016/2020; 

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: 

Foi apresentado relatório de auditoria realizada no sistema de regulação e autorização de procedimentos médicos e odontológicos. Foram identificas um rol significativo melhorias. O CODEL solicitou a Diretoria Executiva a adoção de providencias e apresentar relatório sobre o assunto na reunião ordinária de julho/2020. Detalhes poderão ser vistos da ata publicada no site da postal saúde. www.postalsaude.com.br


2.4. Acompanhamento das recomendações com Risco Muito Alto - CTI AUDIN XXX/2020;
MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO:
Foi realizada uma explanação pela Diretoria Executiva sobre o assunto e na próxima de reunião de julho/2020, será apresentado um relatório detalhado das providencias adotadas referentes as recomendações de Alto Risco. Detalhes poderão ser vistos da ata publicada no site da postal saúde. www.postalsaude.com.br


2.5. Acompanhamento do Plano de Recuperação Assistencial no mês de maio de 2020 – CTI PRESI/GEORG - 019/2020. 

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: 

O Plano de Recuperação Assistencial é um relatório mensal que deve ser encaminhado para a ANS, prestando contas das ações que deveriam ser implementadas para a melhoria de atendimento do plano para os seus beneficiários. 

Conforme pode ser verificado no gráfico abaixo o plano está com 82,86% concluído faltando apenas uma meta pra ser iniciada. 




Detalhes poderão ser vistos da ata publicada no site da postal saúde. www.postalsaude.com.br



  


Brasília, (DF), 30/06/2020
Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48)99158.4199 (whatsApp)
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ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO

segunda-feira, 1 de junho de 2020


REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA POSTAL SAÚDE – 128ª – 28/05/2020


PAUTA


MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO:
  1. MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO:
1.1 Revisão do Planejamento Estratégico e Cadeia de Valor da Postal Saúde para o ano de 2020.

Foi apresentado ao CODEL a revisão do Planejamento Estratégico, da Postal Saúde, para 2020.
A Revisão visa manter até dezembro de 2020 o Planejamento Estratégico atualizado, sendo que até outubro/2020 será apresentado o Planejamento revisado para 2021/2023.

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO:

A revisão do Planejamento estratégico é necessária para manter os objetivos estratégicos e as metas que deverão ser atingidas para o melhoramento das atividades e da prestação de um serviço de qualidade prestado pelo plano.
Fomos favoráveis a atual revisão que deve ser executada nos próximos sete meses, entretanto alertamos que na revisão geral para os próximos três anos deverão ser observado o seguinte:
  1. Realização de pesquisa junto aos beneficiários com o objetivo de captar as necessidades e os anseios em relação aos serviços que serão prestados pelo plano e não tentar inferir os seus desejos.
  2. Realização de pesquisa junto aos prestadores de serviços com o objetivo de identificar quais as suas necessidades para que possam prestar um serviço médico, com agilidade e qualidade, para os beneficiários.
  3. Inclusão no planejamento estratégico para o próximo triênio uma maior participação dos beneficiários na administração do plano, tendo em vista que atualmente o custeio é 50/50% e a patrocinadora, ditatorialmente restringiu essa participação a um conselheiro no CODEL e outro no COFIN, quando antes tínhamos 3 representantes no deliberativo e 2 no Fiscal. Entendemos também que os beneficiários deveriam participar com representantes em, pelo menos, duas das quatro Diretorias.
1.2 Aprovação de Convênio de Reciprocidade Unimed Guaxupé/MG.

Foi apresentado ao CODEL, para análise e aprovação um convenio realizado com a Unimed de Guaxupé – MG, tendo em vista a dificuldade da contratação de prestadores de serviço médico, naquela região.
A proposta foi aprovada por todos os Conselheiros.

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO:
A aprovação desse convênio com a Unimed Guaxupé, aparece como uma saída para regiões onde a dificuldade de credenciamento de hospitais, clinicas e profissionais liberais tornam-se inviáveis, más que existem Unimed que atendem esses locais.
Diante da falta de credenciados os beneficiários dessa região tinham que se deslocar por aproximadamente um raio de 200km para encontrar um credenciado, aumentando o custo do atendimento, pois o plano custeia o transporte e a estadia do beneficiário.
Esse contrato vai beneficiar os nossos colegas beneficiários de dez municípios que não possuíam estrutura de atendimento médico credenciada:

Arceburgo, Bom Jesus da penha, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União.
  1. MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO:
2.1 Desempenho Econômico-Financeiro de março/2020- VOTO DIAFI 021/2020;
2.2 Acompanhamento do Consumo Orçamentário de janeiro a março de 2020 - VOTO DIAFI 022/2020;
2.3 Relatório de Monitoramento - Follow-up do 1º trimestre de 2020 - CTI AUDIN 013/2020; e
2.4 Acompanhamento do Plano de Recuperação Assistencial no mês de novembro/2019 - CTI GEORG 042/2019;

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO:
Os assuntos apresentados para conhecimento do CODEL, itens 2.1 a 2.4, são prestações de contas de diversas atividades, que poderão ser verificadas detalhadamente na ATA publicada no site da postal saúde. www.postalsaude.com.br

Os itens 2.1 e 2.2, são de responsabilidade de aprovação pelo Conselho Fiscal, que aprovou no início de maio, diante disso esses assuntos ficaram para apresentação na próxima reunião, que ocorrerá em junho.
 
O item 2.3 refere-se aos pontos de auditoria interna, repassados para os órgão da organização implantar para melhoria dos processos. Dos pontos apresentados foram identificados 10 pontos com auto risco, tendo o CODEL orientado a Diretoria executiva a adotar providencias urgentes, objetivando a solução e que na próxima reunião apresente os resultados.
 
O item 2.4 refere-se ao plano de acompanhamento das providencias solicitadas pela ANS, junto a Postal Saúde, para manter o plano funcionando normalmente sem o risco da ocorrência de intervenção. Os resultados apresentados são satisfatórios, visto que: 79,05% concluídos, 11,43% em andamento, 4,76% Cancelado pela ANS e 4,76%, não iniciados.


Brasília, (DF), 01/06/2020
Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)