quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Mensagem de despedida do Conselheiro eleito da Postal Saúde

Prezado Beneficiário,

Após cinco anos como representante eleito dos beneficiários no Conselho Deliberativo da Postal Saúde, estou me despedindo desse encargo.

Fui eleito em 2016, como suplente, por um período de três anos e, em 2019, reeleito, desta vez, como membro titular com mandato até maio/2022.

Como é de conhecimento, o Conselho Deliberativo (CODEL) é o órgão de orientação estratégica e de superior deliberação da Postal Saúde. Tem por atribuição definir as políticas e as diretrizes da Operadora, bem como os recursos, os planos e os programas de saúde. Durante esse período em que lá estive como Conselheiro ocorreram muitas transformações positivas na Postal Saúde, como definição e implementação de políticas de pessoal, de contratação, de gestão dentre outras, que contribuíram para aperfeiçoar e melhorar a administração da operadora. No entanto, outras decisões foram também adotadas, sem a nossa aprovação, como o pagamento de mensalidade, por parte dos beneficiários, a partir de 2018, bem como o absurdo e total alijamento da representação dos beneficiários nos órgãos colegiados com uma imposta alteração estatutária da Postal Saúde. Tais decisões foram determinantes para abrir o caminho para outras decisões abusivas e maldosas em prejuízo aos beneficiários.

Atualmente, 50% (cinquenta por cento) das despesas relativas à mensalidade e coparticipação do plano de saúde ficam, obrigatoriamente, a cargo do total de beneficiários e, mesmo assim, os beneficiários são excluídos da gestão e em minoria nos Conselhos.  Articulações nefastas para a implantação de um modelo de gestão absolutista sob a máscara da democracia.

Em 2018 o plano tinha aproximadamente 360 mil beneficiários e manobras realizadas pelos atuais administradores, reduziram a apenas 236 mil vidas. 

Missão recebida, missão cumprida! Esse é o lema que hoje prevalece na Postal Saúde. 

Diante da última crueldade adotada pela Mantenedora Correios, em conivência com a Postal Saúde, com a implantação da mensalidade integral para os aposentados, não consegui, assim como outros beneficiários, suportar financeiramente o pagamento desse valor mensal, motivo pelo qual me vi obrigado a solicitar exclusão do plano de saúde. Em razão disso, estatuariamente fico impedido de seguir como membro do Conselho Deliberativo da Postal Saúde.

Finalizando, espero ter representado os beneficiários a contento, mesmo com as limitações impostas pela autocracia dos dirigentes da mantenedora.  

A partir de agora, quem representará os beneficiários no Conselho Deliberativo da Postal Saúde será o meu suplente: MAXY HELEN DE MORAIS, e-mail: mhm1108@hotmail.com 



Brasília, (DF), 11/11/2021
Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Informativo do Conselheiro - 155ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

 Em 25 de outubro de 2021
9h (Reunião realizada por videoconferência)

 

PAUTA


MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1.1. Aprovação das alterações da Política de Consequências

Proposta: Apresentar para análise e aprovação a Política de consequências da Postal saúde

1.     Manifestação do Conselheiro: O Conselho Eleito apreciou as propostas de alterações e em conjunto com os demais conselheiros decidiu: aprovar o ajuste no item 7.7 do documento que trata da indicação de canal para registro de denúncia como ferramenta a ser utilizada para a comunicação de qualquer indício de irregularidade que tiver ciência, sob pena de responsabilização. No que diz respeito a exclusão de diretrizes específicas descritas nos itens 5.2.3, 6.1.1.1 e 7.2. Em relação ao item 5.2.3 e o Presidente, responsável pelo estudo e apresentação de solução aos itens 6.1.1.1 e 7.2, devendo o material ser analisado pelos membros do Conselho Deliberativo e posteriormente apresentado para aprovação em reunião do colegiado.

- APROVADO POR UNANIMIDADE

1.2. Aprovação dos Regimentos Internos do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e Assembleia Geral

PROPOSTA: Apresentar para análise e aprovação os Regimentos internos do CODEL, COFIS, DIREX e AG, com o objetivo de alinhar ao novo estatuto social, aprovado em dezembro/2020.

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: O Conselheiro Eleito manifestou-se CONTRA a aprovação dos regimentos internos e apresentou o seguinte voto:

VOTO DA 155ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CODEL

Assuntos para aprovação: Aprovação do regulamento Interno da Assembleia Geral, Cofins, Direx e Seger:

Em 24 de outubro de 2019, a Mantenedora, por intermédio do Presidente do CODEL, convocou uma Assembleia Geral para promover alterações estatutárias.

Presentes na AGO, representantes da Mantenedora, da Patrocinadora e um grupo de Beneficiários.

A mantenedora, por meio de seu representante, não franqueou a palavra para os beneficiários para a discussão dos pontos a serem alterados, informando que a mantenedora possuía 70%, dos votos, que como se constata é a maioria, e aprovou um Estatuto Social, onde excluiu toda a representatividade dos empregados e aposentados, junto a operadora e encerrou a AGO, que foi muito tumultuada.

Entre os pontos que excluiu a representatividade dos beneficiários junto à operadora temos os seguintes:

1. Redução de membros eleitos pelos beneficiários do CODEL, da paridade de 3 indicados e 3 eleitos, para 2 indicados e 1 eleito;

2. Redução de membros eleitos pelos beneficiários do COFIS, da paridade de 3 indicados e 3 eleitos, para 2 indicados e 1 eleito;

3. Cancelamento da eleição direta para escolha do representante dos beneficiários nos respectivos Conselhos.

Essa barbaridade feita pelos iluminados gestores da mantenedora, foi judicializada pelas entidades representativas dos empregados, cujos processos continuam tramitando nos tribunais.

Posteriormente, em janeiro 2020, a mantenedora implantou a paridade na mensalidade, passando do compartilhamento 70/30, para 50/50.

Como poder verificado as injustiças e as maldades da Mantenedora contra os beneficiários são gritantes. Os beneficiários têm que pagar a mensalidade paritária, mas não tem direitos paritários nem na representatividade nem na participação da Gestão.

Pessoas de fora dos Correios e da Postal Saúde podem ser indicadas como gestores e os beneficiários não, apenas o direito de pagar a metade da conta.

Diante disso, todas as propostas de alterações de documentos internos, cuja base é esse Estatuto Social, aprovado de forma ditatorial, não terá a aprovação dos beneficiários.

 

Brasília, (SC), 25 de outubro 2021.

JORGE LUIZ GONZAGA RIBEIRO

Conselheiro Eleito

- APROVADO POR MAIORIA

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1 Relatório de atividades trimestral da Gerência de Compliance, Riscos e Controle Interno CTI PRESI/GECRI - 149/2021.

PROPOSTA: Apresentar ao Conselho Deliberativo o Relatório Trimestral de Atividades de Compliance, Gestão de Riscos e Controles Internos, nos termos do REL PRESI/GECRI 006/2021, de 18 de outubro de 2021.

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHEIRO: O Conselheiro Eleito conheceu o Relatório e manifestou a sua concordância pela profundidade e abrangência das informações apresentas e parabenizou a área responsável pelo trabalho realizado.

2.2 Desempenho Econômico-Financeiro de setembro de 2021 – VOTO PRESI/DIAFI – 61/2021.

Proposta: Apresentar para conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de janeiro a setembro/2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se satisfeito, principalmente, pelo saneamento do débito junto aos credenciados e mantendo os pagamentos rigorosamente em dia. A consequência do pagamento dos credenciados em dia, proporciona um serviço de qualidade para os beneficiários, porque os fornecedores melhoram o atendimento e permitem a redução dos preços dos serviços de saúde, que com menos riscos de inadimplência e pagamento do prazo, eliminam o valor do risco embutido no preço dos serviços. Também manifestou sua apreensão acerca da provisão para perda relacionada à cobertura dos inadimplentes aposentados, apontando a responsabilidade da administração da Postal Saúde para o não cumprimento de ações judiciais sobre a mensalidade integral dos aposentados, deixando de receber os boletos no valor de 50/50. Em resposta o Diretor-Presidente da Postal Saúde, destacou que até o presente momento nenhuma decisão judicial foi descumprida e não há intenção, pela Operadora, de protelar determinação judicial. Assim, não sendo pertinente, segundo o Diretor-Presidente da Postal Saúde.

2.3 Acompanhamento de Execução Orçamentária até setembro de 2021- Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.4 Relatório da Movimentação de Pessoal - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.5 Relatório de acompanhamento da Comissão de Ética, Conduta e Integridade (COECI) - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.6 Acompanhamento de resultados financeiros do convênio São Francisco Odontologia - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.7 Relatório de Follow-up 3º trimestre de 2021 da Auditoria Interna - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.8 Relatório Parcial de Governança – Auditoria Interna - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.9 Acompanhamento do Plano de Ação/Metas 2020/2021 - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.10 Plano de Recuperação Assistencial – PRASS - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

2.11 Ajustes realizados na Política de Segurança da Informação - Em função do tempo, a matéria foi transferida para reunião futura do Conselho Deliberativo.

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 146ª reunião publicada no site: https://www.postalsaude.com.br/



 Brasília, (DF), 25/10/2021

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)


Maxy Helen de Morais

mhm1108@hotmail.com

Conselheiro Suplente

-------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog

ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO

https://jorgeribeiroconselheiro.blogspot.com/ 

 

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Informativo do Conselheiro - 149ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

  Em 29 de julho de 2021
9h (Reunião realizada por videoconferência)


PAUTA

1. MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1.1. Não Houve

2. MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1. Desempenho Econômico-Financeiro de junho/2021 - VOTO DIAFI 036/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento o Desempenho Econômico e Financeiro de janeiro a junho 2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se positivamente, principalmente, pelo saneamento do débito junto aos credenciados e mantendo os pagamentos rigorosamente em dia. A consequência do pagamento dos credenciados em dia, proporciona um serviço de qualidade para os beneficiários, porque os fornecedores melhoram o atendimento e permitem a redução dos preços dos serviços de saúde, que com menos riscos de inadimplência e pagamento do prazo, eliminam o valor do risco embutido no preço dos serviços. Verificou-se também uma inadimplência dos aposentados de R$53.000.000,00 ( cinquenta e três milhões de reais), que está sendo bancada pela mantenedora.

2.2. Acompanhamento do Consumo Orçamentário de junho de 2021 - VOTO DIAFI 035/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento o acompanhamento a execução orçamentária ocorrida até a junho de 2021. (janeiro a junho).

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e constatou que poderá ocorrer uma sobra na previsão orçamentária neste ano em decorrência da redução da quantidade de beneficiários, que estão saindo do plano gradativamente por falta de condições de arcar com a mensalidade e a coparticipação, e em consequência da pandemia que inibe as pessoas de procurarem o serviço médico e com isso a despesa caiu significativamente.

2.3. Relatório de Auditoria Interna de OPME – CTI AUDIN – 019/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento o resultado da auditoria realizada no processo de OPME.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu o relatório da auditoria realizada no processo de OPME – Órtese, Prótese e Materiais Especiais, utilizados em procedimentos cirúrgicos, sendo um dos maiores custos do plano de saúde. Observou-se uma melhoria no processo de aquisição desses equipamentos, eliminadas possibilidades de sobre preço em virtude da implantação de controles e segregação de funções, bem como definição de alçadas, dependendo do valor envolvido.

2.4. Relatório prestação de Contas semestral – CTI AUDIN- 019/2021

Proposta: Apresentar ao Conselho Deliberativo, órgão a que é subordinada, prestação de contas dos serviços realizados no período de janeiro a junho / 2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu a apresentação e considerou pertinentes as atividades realizadas no primeiro semestre de 2021, comparando-se com o plano anual de auditoria, que foi aprovado em 2020, para execução neste ano. A AUDIN é um órgão subordinado diretamente ao CODEL, para que tenha condição de auditar todos os processos da organização com independência.

2.5. Relatório de Follow-up do 2º trimestre de 2021 – CTI AUDIN – 019/2021

Proposta: Apresentar ao Conselho Deliberativo o relatório de Follow-up do 2º trimestre de 2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito apreciou a CTI AUDIN 019/2021, de 20 de julho de 2021 e o Relatório de Monitoramento - Follow-up do 2º trimestre, e, após apresentação, conheceu a evolução das implementações das recomendações da AUDIN e o estoque final de recomendações em andamento. Assim, diante do exposto e por determinação do Colegiado, conforme registrado em ata da 143ª Reunião do Conselho Deliberativo, o Sr. Edivaldo Fortunato Pereira, Diretor de Gestão de Saúde e Rede, o Sr. Reinaldo Soares de Camargo, Diretor Administrativo e Financeiro e a Sra. Jimena Amaral Menezes, Presidente do Comitê de Ética, apresentaram suas considerações e esclarecimentos acerca das 7 (sete) recomendações de Risco Muito Alto, constante no relatório, que tiveram os prazos prorrogados. Segundo o Sr. Edivaldo Fortunato Pereira, Diretor de Gestão de Saúde e Rede, as recomendações 2019.05.02.01 e 2019.05.03.01 foram concluídas e serão atualizados junto à Auditoria da Postal Saúde. No que diz respeito as recomendações 2019.05.02.03 e 2019.05.03.02 não há previsão de conclusão, uma vez que a Operadora depende de deliberação e validação pela Mantenedora para regularizar o processo. Em seguida, o Sr. Reinaldo Soares de Camargo, Diretor Administrativo e Financeiro, apresentou suas considerações acerca da recomendação 2019.03.02.4 e informou que por força do contrato celebrado com a Empresa Benner, somente em outubro do corrente ano a Operadora terá governança e autonomia do Sistema. No tocante as recomendações 2019.05.01.05 e 2019.05.07.04, a Sra. Jimena Amaral Menezes, Presidente do Comitê de Ética, informou que o assunto está sendo tratado em sigilo de Justiça e aguarda informações pela Corregedoria da Mantenedora, para dar continuidade às tratativas. A cobrança ora realizada junto a administração da operadora, está acelerando a resolução dos pontos de auditoria pendente.

2.6. Acompanhamento do Plano de Ação/Metas 2020/2021 – CTI GEORG-117/2021

Proposta: Apresentar ao Conselho Deliberativo o acompanhamento do Plano de Ações e metas definido pela mantenedora para execução pela Postal Saúde.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito apreciou o acompanhamento do Plano de Ação/Metas 2020/2021 e após apresentação da Gerente de Estratégia Organizacional, conheceu o andamento das ações nos termos da CTI PRESI/GEORG - 117/2021 de 21 de julho de 2021 e entendeu que as metas estão sendo cumpridas de acordo com o que foi estabelecido.

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 148ª reunião publicada no site: www.postalsaude.com.br





Brasília, (DF), 29/07/2021

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)


Maxy Helen de Morais

mhm1108@hotmail.com

Conselheiro Suplente

-------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog

ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO

https://jorgeribeiroconselheiro.blogspot.com/ 

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Informativo do Conselheiro - 148ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

 Em 30 de junho de 2021
9h (Reunião realizada por videoconferência)

 

PAUTA

 
MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1.1 RES/CODEL 01/148 - Aprovação da Política de Gestão de Riscos e Controles Internos - VOTO PRESI - 041/2021.

Proposta: Apresentar para análise e aprovação a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista, que essas políticas ajudam a mitigar os riscos e implementar controles, para inibir irregularidades e prevenir os gestores em relação a possíveis adversidades, que possam causar prejuízo para o plano de saúde e seus beneficiários.

- APROVADO POR UNANIMIDADE

1.2 RES/CODEL 02/148 - Aprovação de revisão do Manual de Alçadas e Competências - VOTO PRESI - 042/2021.

Proposta: Apresentar para análise e aprovação a revisão do Manual de Alçadas, principalmente para a) aprovar as alçadas e competências sob responsabilidade dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, constantes no capítulo 6 no Manual de Alçadas e Competências; b) aprovar a proposta que o Manual de Alçadas e Competências seja deliberado no âmbito da Diretoria-Executiva, exceto o Capítulo 6; c) aprovar a proposta para aquisição de bens (exceto reformas e manutenções prediais e mobiliários) a partir de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e a Diretoria-Executiva seja responsável pela aprovação de prestação de serviços, inclusive acima de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), para evitar impactos na operacionalização dos serviços prestados.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, pois o manual de alçadas limita a responsabilidade dos dirigentes e facilita tanto o controle interno como a auditoria realizar o trabalho de fiscalização e acompanhamento.

- APROVADO POR UNANIMIDADE

 

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1. Desempenho Econômico-Financeiro de maio/2021 - VOTO DIAFI 031/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de janeiro a maio 2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se satisfeito, principalmente, pelo saneamento do débito junto aos credenciados e mantendo os pagamentos rigorosamente em dia. A consequência do pagamento dos credenciados em dia, proporciona um serviço de qualidade para os beneficiários, porque os fornecedores melhoram o atendimento e permitem a redução dos preços dos serviços de saúde, que com menos riscos de inadimplência e pagamento do prazo, eliminam o valor do risco embutido no preço dos serviços.

2.2. Acompanhamento do Consumo Orçamentário de maio de 2021 - VOTO DIAFI 030/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento e acompanhamento a execução orçamentária ocorrida até abril de 2021. (janeiro a abril).

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e constatou que poderá ocorrer uma sobra na previsão orçamentária neste ano em decorrência da redução da quantidade de beneficiários, que estão saindo do plano gradativamente por falta de condições de arcar com a mensalidade e a coparticipação, e em consequência da pandemia que inibe as pessoas de procurarem o serviço médico e com isso a despesa caiu significativamente.

2.3. Posição sobre o Follow-up de recomendações de Risco Muito Alto- maio/2021- CTI AUDIN 017/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento o Monitoramento do follow-up de recomendações de Risco Muito Alto, referente a maio/2021.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu o resultado do acompanhamento de follow-up e constatou, que em relação aos anos anteriores, houve uma evolução significativa, na implementação dos apontamentos da AUDIN, principalmente, a partir do momento em que o CODEL, passou a acompanhar mensalmente a implementação das orientações. Recomendou que fosse realizada uma análise dos pontos, com mais tempo em aberto, para uma solução mais rápida ou implementação escalonada.

2.4. Apresentação Institucional da Auditoria Interna – CTI CODEL-001/2021

Proposta: A partir de 01/06/2021 a Auditora Chefe, da Postal Saúde, que é empregada dos Correios, cedida, retornou as suas atividades na ECT, sendo recrutada uma nova empregada, por processo seletivo. Com isso foi realizada uma apresentação das atividades e competências da Área de Auditoria, para o Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu a apresentação e entendeu como muito importante, para delimitar a atuação da Auditoria, que é subordinada diretamente, ao Conselho Deliberativo, impedindo que os demais gestores solicitem pareceres, consultoria ou outro tipo de serviço, que não seja de competência da Área, estabelecendo ainda mais a sua independência e liberdade de atuação, nos processos internos da organização.

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 148ª reunião publicada no site: www.postalsaude.com.br

 

Brasília, (DF), 30/06/2021

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)

 

Maxy Helen de Morais

mhm1108@hotmail.com

Conselheiro Suplente

-------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog

ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO

https://jorgeribeiroconselheiro.blogspot.com/ 

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Informativo do Conselheiro - 146ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Postal Saúde

Em 31 de maio de 2021
9h (Reunião realizada por videoconferência)

 


PAUTA
 

 
MATÉRIAS PARA DELIBERAÇÃO

1.1. Fechamento dos Ambulatórios: AL-Sede, BA-CTCE; PA- Sede; PI-Sede; RJ – Benfica; SPI- Campinas e SPI – Indaiatuba

Proposta: Apresentar para análise e aprovação a Política de manutenção e de fechamento de ambulatórios. Em decorrência dos fechamentos realizados, foram mantidos 17 ambulatórios na rede própria da Postal Saúde, distribuídos pelos estados de: AL, BA, CE, MG, PA, PI, PB, RJ, RS, SC e SP. Todos esses ambulatórios realizam atendimentos aos beneficiários ativos da Postal Saúde e aos empregados terceirizados dos Correios. Existe, ainda, o atendimento na modalidade urgência/emergência – casos excepcionais, embora não seja o foco de atendimento desses ambulatórios, aos empregados Correios que não possuem Correios Saúde e aos jovens aprendizes.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO, tendo em vista o trabalho sócio econômico realizado para embasar o estudo, além de pesquisa junto aos beneficiários envolvidos, que definiram pelo fechamento, em decorrência do auto custo e frequência mínima. Também foi apresentado a lista de credenciados que podem atender os beneficiários no mesmo raio dos ambulatórios em fechamento. RECOMENDOU, que fosse implementado um plano de comunicação nas áreas de fechamento, para os beneficiários atingidos informando os dados e endereços dos credenciados preparados para a substituição do atendimento.

- APROVADO POR UNANIMIDADE

1.2. Política de Consequências – VOTO PRESI-033/2021

Proposta: Apresentar para análise e aprovação da Política de Consequências a Política de Consequências da Postal Saúde, que tem por objetivo estabelecer diretrizes e nortear a aplicação de consequências que devem ser adotadas após processo de apuração quanto às ações e condutas em desacordo com o Código de Conduta Ética e Integridade, o Programa de Integridade da Operadora e as demais normas internas e externas. Estabelecer princípios e diretrizes, de forma integrada e sistêmica, com o objetivo de orientar a aplicação de sanções éticas, administrativas e disciplinares a todos os seus colaboradores, independentemente do cargo ou função exercidos, em consequência a condutas e ações vinculadas ao descumprimento do Código de Ética, normativos sobre Conduta Disciplinar, normas, regulamentos e políticas internas, bem como legislação afeta à Postal Saúde. Contribuir com a efetividade da gestão de riscos, Compliance e controles, visando o alcance dos objetivos estratégicos da Operadora. Resguardar a imagem institucional da Operadora, assegurar sua perenidade e fortalecer a governança corporativa.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito manifestou-se pela APROVAÇÃO e RECOMENDOU, que esses procedimentos fossem disseminados para os empregados, bem como todas as partes interessadas.

APROVADO POR UNANIMIDADE

MATÉRIAS PARA CONHECIMENTO

2.1. Relatório Trimestral de Atividades de Compliance, Gestão de Riscos e controles internos –REL-PRESI GECRI- 003/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento o Relatório Trimestral de Atividades de Complience, gestão de Riscos e Controle, em cumprimento ao primeiro pilar do Programa de Integridade da Postal Saúde, a saber: Apoio da Alta Administração, tem demonstrado, de diversas formas, a importância dos trabalhos de Compliance e Gestão de Riscos nos processos da empresa, trazendo a necessidade da implantação dessas temáticas na cultura do dia a dia no cumprimento da missão e visão institucionais.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se satisfeito, entretanto o trabalho ainda encontra-se em inicio de implementação, podendo trazer bons resultados para a tomada de decisão da Diretoria executiva.

2.2. Desempenho Econômico-Financeiro de abril/2021 - VOTO DIAFI 026/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento e Desempenho Econômico e Financeiro de janeiro a abril2020.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e manifestou-se satisfeito, principalmente, pelo saneamento do débito junto aos credenciados e mantendo os pagamentos rigorosamente em dia. A consequência do pagamento dos credenciados em dia, proporciona um serviço de qualidade para os beneficiários, porque os fornecedores melhoram o atendimento e permitem a redução dos preços dos serviços de saúde, que com menos riscos de inadimplência e pagamento do prazo, eliminam o valor do risco embutido no preço dos serviços.

2.3. Acompanhamento do Consumo Orçamentário de abril de 2021 - VOTO DIAFI 025/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento e acompanhamento a execução orçamentária ocorrida até abril de 2021. (janeiro a abril).

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu as informações e constatou que poderá ocorrer uma sobra na previsão orçamentária neste ano em decorrência da redução da quantidade de beneficiários, que estão saindo do plano gradativamente por falta de condições de arcar com a mensalidade e a coparticipação, e em consequência da pandemia que inibe as pessoas de procurarem o serviço médico e com isso a despesa caiu significativamente. Até abril a execução orçamentária foi de 25,79%, quando a previsão era de 33,33%, portanto menor do que o previsto.

2.4. Acompanhamento do Resultado Financeiro do Convenio São Francisco Odontologia – CTI-DISAR/GERAT-464/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento do CODEL a avaliação dos resultados financeiros do Convênio de Reciprocidade com a SFO - Operadora São Francisco Odontologia, até o mês abril de 2021, considerando a utilização assistencial, desde o início do convênio.

Manifestação do Conselheiro: Este foi um convenio realizado pela postal  saúde em 2018, que trouxe prejuízos financeiros, serviço sem a qualidade requerida, além de propiciar uma desorganização geral nos convênios odontológicos existentes na época. Com base na solicitação do CODEL, foram repactuadas as clausulas, recuperados prejuízos e aplicadas as multas devidas. Com isso foram reestabelecidos novos credenciamentos com profissionais gabaritados, sem que tivessem necessidade de se vincular a São Francisco. A tendência é que esse contrato seja cancelado após a recuperação dos prejuízos.  
 
2.5. Relatório de Monitoramento de Follow-up 1º trimestre 2021 - CTI AUDIN 014/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento o Monitoramento do follow-up de auditoria no mês de abril de 2021, onde a AUDIN realizou o follow-up das 27 recomendações de risco Muito Alto sob acompanhamento, de modo a atender o solicitado pelo CODEL. Como resultado do acompanhamento, foram solucionadas três recomendações, restando 24 em andamento, tendo ocorrido no mês, a prorrogação de prazo de uma recomendação, conforme solicitação da área responsável. Destaca-se o Apêndice I desta CTI, onde constam informações detalhadas sobre o follow-up realizado, como o detalhamento das recomendações, prazos e resumo das informações apresentadas pelas áreas responsáveis acerca do andamento das ações. Frisa-se que as ações das áreas gestoras, as quais são responsáveis pela implementação das recomendações classificadas como “em andamento”, serão novamente acompanhadas no início do mês de junho, e o resultado da análise da Auditoria Interna será tempestivamente remetido ao Conselho Deliberativo para conhecimento.

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu o resultado do acompanhamento de follow-up e constatou, que em relação aos anos anteriores, houve uma evolução significativa, na implementação dos apontamentos da AUDIN, principalmente, a partir do momento em que o CODEL, passou a acompanhar mensalmente a implementação das orientações.

2.6. Acompanhamento do Plano de Ação/Metas 2020/2021

Proposta: Apresentar para conhecimento do CODEL, por meio do relatório consolidado (Relatório 5 (13544260) do processo SEI 53180.000043/2020-32) apresentou-se à alta direção dos Correios o cenário dos principais indicadores relativos ao custeio e qualidade dos planos de assistência à saúde na modalidade de autogestão para o exercício de 2019. A análise crítica deste relatório oferece subsídio à gestão para o estabelecimento de um plano de ação, que aponte propostas de medidas corretivas com prazos e responsáveis, oferecendo a empresa mantenedora uma maior segurança quanto a melhoria contínua dos serviços prestados pela caixa de assistência à saúde. 

Manifestação do Conselheiro: O Conselheiro Eleito conheceu o resultado do acompanhamento do plano de ação e constatou que todas as metas estão sendo cumpridas nos prazos definidos.

Os detalhes poderão ser verificados na ATA da 146ª reunião publicada no site: www.postalsaude.com.br

 

Brasília, (DF), 31/05/2021

Jorge Luiz Gonzaga Ribeiro
jorgeribeirocodel@octosys.com.br
(48) 99158.4199 (whatsApp)

 

Maxy Helen de Morais

mhm1108@hotmail.com

Conselheiro Suplente

-------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe todas as notícias no Blog

ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO

https://jorgeribeiroconselheiro.blogspot.com/